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E uma liminar concedida na sexta-feira decidiu pela volta das cancelas de pedágio nas faixas de cobrança automática, suspendendo a lei aprovada no início deste mês que determinava a retirada dos dispositivos.
A decisão atendeu a um pedido da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias. A retirada definitiva das cancelas foi sugerida por projeto de lei do deputado estadual Edmir Chedid (DEM), em 2015, que foi vetado pelo ex-governador Geraldo Alckmin.
No início do mês, os deputados voltaram a discutir esse tema e decidiram pela derrubada do veto. Eles alegaram que a retirada das cancelas traria mais segurança e evitaria acidentes nas estradas. Em 2017, 898 milhões de veículos passaram pelas praças de pedágio das rodovias sob concessão em São Paulo.
Nesse período, foram registrados 824 acidentes nas praças de pedágio, dos quais 51% nas pistas de pedágio automático. Essa modalidade de cobrança é responsável por 56% das passagens de veículos. Na avaliação da Associação Brasileira de Concessionárias Rodoviárias, sem esses bloqueios os motoristas tendem a trafegar em maior velocidade, podendo incidir em mais acidentes.